Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Nomeação de servidor público estadual é, na Bahia, ato privativo do Governador

    há 12 anos

    Alegando que os Secretários Estaduais de Administração e Saúde deixaram de nomeá-los e empossá-los nos cargos de farmacêutico e médico de urgência, convocando em seus lugares, por força de ordem judicial, outros candidatos que participaram do mesmo certame, candidatos de um concurso público realizado através do Edital SAEB 02/2008 impetraram, contra os referidos secretários, um mandado de segurança pleiteando que fossem determinadas suas nomeações e posse nos cargos pretendidos.

    Os impetrantes alegaram que tal circunstância, além de ter invertido a ordem de classificação dos candidatos, evidenciou omissão das autoridades coatoras, na medida em que foram eles classificados dentro do número de vagas e não foram nomeados e empossados.

    Responsável pela demanda, o procurador do Estado Antônio Ernesto Leite Rodrigues, contestou o pleito sustentando em juízo a ilegitimidade das autoridades apontadas como coatoras, pois somente o Governador do Estado pode nomear servidores públicos estaduais.

    Antônio Ernesto Leite Rodrigues esclareceu ainda que candidato aprovado em concurso público não possui direito adquirido à nomeação, apenas mera expectativa de direito, condicionada ao juízo político de conveniência e oportunidade do gestor público, que, por sua vez, está limitado pelo orçamento público.

    O procurador explicou também que a convocação dos candidatos foi realizada por força de ordem judicial, não havendo, portanto, que se falar em ato ilegal ou abusivo.

    Considerando que, de acordo com o que prevê o artigo 105, XIII da Constituição Estadual, nomeação de servidor público é, no Estado da Bahia, ato privativo do Governador, inexistindo qualquer ato de delegação a qualquer das autoridades impetradas, a desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago denegou a segurança dando ganho de causa ao Estado da Bahia.

    Fonte: PGE/ASCOM

    Data: 3/11/2011

    • Publicações1152
    • Seguidores14
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações40
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nomeacao-de-servidor-publico-estadual-e-na-bahia-ato-privativo-do-governador/2910170

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)