Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Condição de Deputado Estadual veda percepção da remuneração de professor

    há 15 anos

    Inconformado com o ato do Secretário Estadual de Educação que suspendeu seus vencimentos referentes ao cargo de professor quando, em fevereiro de 2007, foi empossado no cargo de Deputado Estadual, um servidor público baiano, impetrou, contra o Secretário de Educação, um mandado de segurança pleiteando o reconhecimento do direito à cumulação dos vencimentos de professor e deputado. O impetrante alegou que o ato impugnado violou a Lei 8261/02 e o princípio da legalidade.

    Atuando na defesa do interesse público em juízo, o Procurador do Estado Miguel Calmon Dantas contestou o pleito sustentando em juízo que a Constituição Federal não permite a acumulação de remunerações de agente público com a de outro cargo público. Segundo o procurador, a condição de Deputado Estadual do impetrante é causa suficiente para a vedação da percepção da remuneração referente ao cargo de professor.

    Segundo o artigo 38 da Constituição Federal, aquele que for investido em mandado eletivo estadual ficará afastado de seu cargo, emprego, ou função e, conseqüentemente, apenas receberá os vencimentos relativos ao cargo eletivo, esclareceu Miguel Calmon Dantas.

    Considerando que a Constituição prevê apenas o direito do servidor à contagem do tempo de serviço quando ocupante de cargo eletivo e integrante da Comissão de Educação, e não o direito à cumulação de vencimentos, a desembargadora Rosita Falcão de Almeida Maia denegou a segurança pleiteada, dando ganho de causa ao Estado da Bahia.

    • Publicações1152
    • Seguidores14
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações30
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/condicao-de-deputado-estadual-veda-percepcao-da-remuneracao-de-professor/1998943

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)