Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Atuação da PGE impede lesão aos cofres públicos

    há 15 anos

    Através de uma Ação Rescisória movida contra uma empresa prestadora de serviços de transporte que se recusava a repassar para o Estado o valor recolhido do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) , a Procuradoria Geral do Estado, conseguiu, junto ao Tribunal de Justiça, uma decisão favorável restabelecendo o direito de cobrar o valor do ICMS e eximindo a Fazenda Pública Estadual de dispender, indevidamente, cerca R$70 milhões referentes ao valor cobrado de ICMS pela empresa durante o período de tramitação do processo. A organização, além de mover um processo para não pagar o tributo, também entrou na justiça com uma ação de execução requerendo que o Estado lhe ressarcisse a quantia supostamente paga por ela durante o período em que vigorava uma liminar lhe desobrigando a pagar o imposto.

    A PGE demonstrou que a decisão que favorecia a referida empresa feria disposições das leis que regem o ICMS e contrariavam a jurisprudência do próprio Tribunal, que em dezenas de julgamentos obrigou todas as empresas prestadoras dos serviços a recolherem o imposto, desde o ano da sua instituição em 1989.

    O julgamento, que foi iniciado no dia 17 de setembro e havia sido interrompido com um pedido de vistas da Desembargadora Daisy Lago, foi concluído com apenas um voto contrário à tese do Estado. A peça inicial da ação foi elaborada pelos procuradores Adilson Brito Agapito e Renê Ribeiro. Coube ao Procurador Jamil Cabus a sustentação oral da tese do Estado, durante o julgamento.

    Histórico

    No ano de 1989 a Assembléia Legislativa da Bahia, aprovou a Lei 4.825, que incluiu dentre os fatos geradores do ICMS, os serviços de transportes intermunicipal e interestadual de cargas e passageiros. No mesmo ano, duas outras leis foram editadas, modificando a redação dos artigos que tratavam dos serviços de transportes.

    Desde então, as empresas do segmento ingressaram na Justiça com uma enxurrada de ações, visando não pagarem o imposto. Inicialmente, alguns Juízes das Varas de Fazenda Pública de Salvador concederam liminares e até sentenças, garantindo o direito das empresas não recolherem o ICMS, cobrado dos passageiros e dos prestadores do serviço de cargas.

    O Tribunal de Justiça nos anos 90 e nos primeiros anos desta década, julgaram os recursos do Estado favoravelmente, garantindo a obrigatoriedade de pagamento do imposto. Ocorre que a empresa citada teve a sentença de uma ação, a maior delas, mantida pelo Tribunal. Mesmo tendo a PGE recorrido, o Tribunal de Justiça havia negado segmento ao recurso especial para o STJ e o extraordinário para o STF.

    • Publicações1152
    • Seguidores14
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações32
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/atuacao-da-pge-impede-lesao-aos-cofres-publicos/1972889

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)