Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

Procuradora ministra palestra sobre Protesto de CDA na PGE-SE

Cristiane Santana Guimarães falará sobre "O Protesto de CDA e outros meios de indução ao pagamento na Execução Fiscal".

há 10 anos

A procuradora do Estado Cristiane Santana Guimarães ministra hoje (03), às 8 h, no auditório da Associação dos Procuradores do Estado de Sergipe (APESE), uma palestra sobre o tema: "O Protesto de CDA e outros meios de indução ao pagamento na Execução Fiscal". O evento, uma realização da Procuradoria Geral do Estado de Sergipe com a APESE, tem como objetivo o aperfeiçoamento dos procuradores da PGE-SE e a integração da carreira com a comunidade jurídica como um todo (Magistrados, Promotores, Defensores, Professores e o meio acadêmico) através da discussão de temas de relevância comprovada. O encontro acontece na Praça Almirante Tamandaré, nº 76, Bairro São José, Aracaju/SE. A entrada é franca.

Segundo Cristiane Guimarães, em sua palestra ela abordará os marcos históricos e regulatórios do protesto de CDA, suas alterações legislativas e jurisprudência favorável, que, segundo ela, evoluiu rapidamente para consolidar o protesto de CDA como ferramenta importante para a desjudicialização e incremento da arrecadação. A procuradora tratará ainda da gestão do protesto na PGE -BA e da divulgação do sistema criado para o apontamento de CDA: o SISPROT.

Com relação à cobrança, tenho como objetivo tratar dos procedimentos padronizados, dentre os quais o SPE Correios, o callcenter direcionado a comunicação e interação amigável com executados, a averbação premonitória, esculpida no art. 615 - A do CPC, instrumento de prevenção contra a fraude de credores, dentre outros. Toda a expertise desse trabalho está voltado para a recuperação do credito ajuizado e que tem a pretensão de ser replicado no processo de interiorização dos Escritórios de Protesto e Cobrança, afirmou.

A PGE-SE conheceu o trabalho desenvolvido pela PGE-BA na área Protesto de CDA durante o I Encontro de Procuradorias Fiscais realizado em Porto Alegre - 2013 e, de logo,manifestou interesse de conhecer os trabalhos desenvolvidos pela especializada fiscal da Bahia.

Fonte: PGE/ASCOM

Data: 3/04/2014

  • Publicações1152
  • Seguidores14
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações94
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/procuradora-ministra-palestra-sobre-protesto-de-cda-na-pge-se/114912903

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

o que se pode arguir e quer esta se passando por cima do CDC. no tocante aos prazos de vencimentos das dividas e seus protestos haja vista que apos os cinco anos a prescrição e automatoca ou seja o prazp conta apos o primeiro dia do vencimento da divida para efeito de negativacao junto aos bancos de dados e consequente os cartorios tb. continuar lendo