Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    "O Processo Administrativo como instrumento de defesa da cidadania" é tema de seminário da PGE

    Evento tem por objetivo a discussão e capacitação dos servidores do Estado quanto à aplicação da Lei nº 12.209, de 20 de abril de 2011.

    há 11 anos

    A Procuradoria Geral do Estado da Bahia realiza, no próximo dia 26, das 8h30min às 18h, no Auditório Fernando Pessoa, no Hotel Pestana, o Seminário O Processo Administrativo como instrumento de defesa da cidadania.

    O evento tem por objetivo a discussão e capacitação dos servidores do Estado quanto à aplicação da Lei nº 12.209, de 20 de abril de 2011. É uma lei moderna e inovadora, pois além de trazer regras gerais sobre a condução do processo administrativo, com enfoque na defesa do direito dos administrados e do interesse público, trouxe a disciplina de procedimentos especiais não encontrados na legislação de outros Estados, como, por exemplo, o processo eletrônico, o processo seletivo para admissão de servidores, o processo de invalidação de atos e contratos administrativos, o processo sancionatório para responsabilização por atos ilícitos e o processo de reparação de danos causados ao erário.

    Com a regulamentação deste último procedimento especial, a Administração passa a ter um instrumento de defesa do patrimônio público, para que, no exercício da função administrativa, seja possível obter de forma consensual o ressarcimento do prejuízo causado por qualquer pessoa física ou jurídica. Isso porque, além de estabelecer um devido processo legal, com a participação do administrado, possibilita que a reparação do dano seja feita na instância administrativa, com direito a parcelamento da dívida, evitando a judicialização desta demanda.

    A abertura do encontro será feita pelo Procurador Geral do Estado Rui Moraes Cruz, seguida de uma palestra do Ministro de Estado Chefe da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage, acerca do tema A função do Processo Administrativo no combate à improbidade. Informações e inscrições pelo telefone 3115-0426 ou pelo email aleine.oliveira@pge.ba.gov.br .

    Fonte: PGE/ASCOM

    Data: 20/09/2013

    • Publicações1152
    • Seguidores14
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações32
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-processo-administrativo-como-instrumento-de-defesa-da-cidadania-e-tema-de-seminario-da-pge/100688496

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)