Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Decisão judicial baseia-se artigo 1º do Decreto 20910/31

    há 13 anos

    Tendo sido reprovado no concurso público para provimento de vagas de Agente de Polícia Civil, um candidato do referido certame propôs, contra o Estado da Bahia, uma ação ordinária pleiteando a procedência do pedido para que fosse declarada a sua aprovação na primeira etapa do concurso e, assim, pudesse seguir nas demais fases.

    O autor da ação alegou que houve violação às normas editalícias, na medida que não foi utilizado o desvio padrão determinado pelo edital.

    Responsável pela demanda, a procuradora do Estado Márcia Sales Vieira contestou o pleito sustentando em juízo a prescrição do direito de ação do candidato.

    A procuradora esclareceu ainda que, de acordo com o artigo 1º do Decreto 20910/31, as dívidas passivas da União, Estados e do Municípios, bem como todo e qualquer direito ou ação contra a Fazenda Federal, Estadual ou Municipal, seja qual for a sua natureza, prescrevem em cinco anos, contados da data do ato ou fato do qual se originem.

    Considerando que a reprovação do candidato foi publicada em 1997, mas que, entretanto, o mesmo só ajuizou a ação em 2008, a juíza Carmelita Arruda de Miranda, da 6ª Vara da Fazenda Pública, acolheu a preliminar de prescrição alegada, julgando extinto o processo, com julgamento do mérito.

    • Publicações1152
    • Seguidores14
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações51
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/decisao-judicial-baseia-se-artigo-1-do-decreto-20910-31/2686378

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)