Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Sanção administrativa não está vinculada à existência de sentença penal condenatória

    há 13 anos

    Inconformado com a decisão que manteve o ato que o exclui das fileiras da corporação a bem da disciplina, um policial militar interpôs, contra o Estado da Bahia, um recurso de apelação cível pleiteando a reforma da decisão que julgou improcedente seu pedido de reintegração aos quadros da PMBA.

    O apelante alegou que sua exclusão se deu em virtude da prática de conduta qualificada como crime sem que houvesse prévia condenação na esfera criminal. Afirmou ainda ter havido violação ao princípio do contraditório e da ampla defesa.

    Responsável pela demanda, Anna Beatriz Passos contestou o pleito sustentando em juízo que a tese de interdependência entre as esferas criminal e administrativa vai de encontro ao entendimento pacífico da doutrina e da jurisprudência pátria, segundo as quais a aplicação de sanção administrativa não está vinculada à existência de sentença penal condenatória.

    Somente haverá reflexo na instância administrativa se o processado for absolvido no processo criminal pela inexistência do fato típico imputado ou negativa de autoria, o que não é o caso, pontuou a procuradora.

    Anna Beatriz Passos esclareceu ainda que improcede a alegação de ofensa ao princípio do contraditório e da ampla defesa, tendo em vista que a pena de demissão foi baseada em processo disciplinar no qual o indiciado foi devidamente intimado a acompanhar todos os atos, bem como apresentar defesa escrita.

    Por entender não ter havido qualquer irregularidade na exclusão do apelante das fileiras da corporação, o desembargador Jerônimo do Santos manteve a sentença que julgou improcedente o pedido de reintegração dando ganho da causa ao Estado da Bahia.

    • Publicações1152
    • Seguidores14
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações35
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sancao-administrativa-nao-esta-vinculada-a-existencia-de-sentenca-penal-condenatoria/2549687

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)