Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PJ-NPMA passa a oficiar nas Ações de Usucapião entre particulares e em Ações de Desapropriação

    Resolução visa racionalizar a crescente demanda da manifestação sobre interesse do Estado nas referidas matérias.

    há 10 anos

    Em Ordem de Serviço assinada no dia 29 de outubro de 2013, o Procurador Geral do Estado da Bahia, Rui Moraes Cruz, determinou que o Núcleo do Contencioso de Patrimônio e Meio Ambiente da Procuradoria Judicial (PJ-NPMA) passasse a oficiar nas Ações de Usucapião entre particulares, nos termos do art. 943 do CPC, e em Ações de Desapropriação, analisando a existência ou não de interesse do Estado. A decisão contempla todas as Comarcas do Estado da Bahia, salvo aquelas que integram a Regional de Feira de Santana.

    A resolução visa racionalizar a crescente demanda da manifestação sobre interesse do Estado nas referidas matérias.

    De acordo com o documento, os processos em que o imóvel sub judice tenha acima de 500 hectares ou esteja em zona costeira e aqueles em que o autor da Usucapião ou o réu da Desapropriação seja pessoa jurídica ficarão sob responsabilidade dos procuradores com atuação na Comarca onde os feitos tramitam.

    A Ordem de Serviço determina ainda que constatado que o Estado tem interesse em algum dos processos referidos ou que, mesmo sendo incerta a existência de interesse, o processo possua alguma peculiaridade que exija acompanhamento diferenciado, ele deverá ser acompanhado por procuradores com atuação na Comarca onde o mesmo tramita.

    Segundo Rui Moraes Cruz, o PJ-NPMA atuará também na demanda reprimida dos processos de Usucapião e Desapropriação referidos da Regional de Vitória da Conquista e da Regional Juazeiro.

    A execução do quanto previsto na Ordem de Serviço conta com a colaboração da Secretaria Estadual da Administração (SAEB) que autorizou o acesso da PGE ao Sistema de Controle de Bens Imóveis (Simov) evitando, desta forma, a expedição de centenas de ofícios de informações.

    Fonte: PGE/ASCOM

    Data: 8/11/2013

    • Publicações1152
    • Seguidores14
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações40
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pj-npma-passa-a-oficiar-nas-acoes-de-usucapiao-entre-particulares-e-em-acoes-de-desapropriacao/112084243

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)